Maui and Sons Pro Junior abre decisão dos títulos sul-americanos no Peru

By WSL South America | 18 de julho de 2015 | noticias

O Maui and Sons Pro Junior abriu a decisão dos títulos sul-americanos da categoria para surfistas profissionais com até 20 anos de idade nesta sexta-feira nas direitas de San Bartolo, no Peru. Apenas os homens competiram e ninguém conseguiu bater os 14,50 pontos de 20 possíveis que Luy Arman registrou na dobradinha verde-amarela com o vice-lider do ranking da WSL South America, Luan Wood, no primeiro confronto do dia. Mais sete brasileiros, quatro peruanos, dois argentinos e um chileno se classificaram para a segunda fase. Até domingo também serão definidos os quatro surfistas e as duas meninas que vão representar a América do Sul na disputa pelo título mundial Pro Junior da World Surf League esse ano.

Assim com o catarinense Luan Wood, campeão sul-americano de 2013, a peruana Miluska Tello também vai tentar repetir o feito do ano passado para conquistar o bicampeonato em San Bartolo. A categoria feminina estreia neste sábado, pois no primeiro dia só foi realizada a primeira fase masculina do Maui and Sons Pro Junior no Peru. Na dobradinha de Luy Arman e Luan Wood, dois peruanos foram eliminados, Jean Pierre Quiroz e Gabriel Arturo.

Juninho Urcia (Foto: Gonzalo Noriega)
Juninho Urcia (Foto: Gonzalo Noriega)

As vitórias brasileiras continuaram com Weslley Dantas na segunda bateria, Tales Araujo na terceira, Alcides Lopes na quarta, Renan Peres na quinta, Marcos Correa na sexta e Victor Bernardo na sétima. A série só foi interrompida no último confronto do dia pelo peruano Juninho Urcia, que está na briga do título sul-americano e defende a quarta posição no ranking. Ele e o chileno Roberto Araki conquistaram as últimas vagas para a segunda fase, superando o brasileiro Guilherme Silva e o argentino Julian Iturralde.

“Foi uma bateria muito difícil. As ondas baixaram e eu não consegui achar nenhuma boa no início”, disse Juninho Urcia. “Felizmente, eu encontrei depois duas regulares que foram suficientes para passar em primeiro lugar. Este campeonato é muito importante para mim, pois eu venho buscando classificação para o Mundial Pro Junior e tem um monte de brasileiros atrás de mim no ranking que quer o mesmo. Vai ser uma competição muito interessante”.

Além de Juninho Urcia, mais três peruanos avançaram para a segunda fase, o terceiro do ranking, Alonso Correa, na bateria vencida por Renan Peres, Sebastian Correa, que passou atrás de Victor Bernardo, e Joaquin Del Castillo, que foi o primeiro a se classificar na terceira bateria, que terminou com vitória de Tales Araujo. Ele teve que brigar pela segunda vaga com o compatriota Lucca Mesinas e o argentino Julian Serres ficou em último.

“Eu cheguei algumas semanas atrás de Puerto Escondido, México, então foi difícil sair de grandes ondas para surfar neste mar pequeno de hoje (sexta-feira) aqui”, disse Joaquin del Castillo. “Mas, felizmente na minha bateria entraram bastante ondas e eu pude escolher as melhores para me classificar. Eu comecei com o pé direito e temos uma delegação forte do Peru, especialmente o Juninho (Urcia) e o Alonso (Correa), que estão brigando pelo título e também pelas vagas para o Mundial Pro Junior. Nós vamos lutar muito para que a vitória fique em casa”.

Além dos brasileiros e peruanos, surfistas da Argentina e do Chile também triunfaram nas ondas do mar difícil da sexta-feira em San Bartolo. O argentino Tomas Lopez despachou dois brasileiros, Gabriel André e João Chianca, para avançar junto com Weslley Dantas. Seu compatriota, Facundo Arreyes, barrou mais um, Thiago Stockler, além do uruguaio Matias Nobrega, no confronto vencido pelo catarinense Alcides Lopes. Já o chileno Roberto Araki conquistou a última vaga na vitória de Juninho Urcia, com ambos eliminando o brasileiro Guilherme Silva e o argentino Julian Iturralde.

SÁBADO ÀS 9H00 – No sábado, são as meninas que vão abrir o dia, a partir das 9h00 em San Bartolo. A atual campeã sul-americana e líder do ranking 2015 da WSL South America, Miluska Tello, está escalada na primeira bateria com as também peruanas Maria Fernanda Reyes e Daniela Rosas. A vice-líder do ranking é a chilena Lorena Fica, que vai fechar a primeira fase feminina do Maui and Sons Pro Junior disputando as duas últimas vagas para as semifinais contra mais duas peruanas, Vania Torres e Mar Del Solar.

O Maui and Sons Pro Junior está sendo transmitido ao vivo pela internet, com o link podendo ser acessado clicando-se no banner do evento na capa do www.wslsouthamerica.com

———————————————————–

João Carvalho – WSL South America Media Officer – jcarvalho@worldsurfleague.com

———————————————————–

PRIMEIRA FASE MASCULINA – 3.o=17.o lugar (200 pontos) – 4.o=25.o lugar (185 pontos):

1.a: 1-Luy Arman (BRA), 2-Luan Wood (BRA), 3-Gabriel Arturo (PER), 4-Jean Pierre Queiroz (PER)

2.a: 1-Weslley Dantas (BRA), 2-Tomas Lopez (ARG), 3-Gabriel André (BRA), 4-João Chianca (BRA)

3.a: 1-Tales Araujo (BRA) 2-Joaquin Del Castillo (PER) 3-Lucca Mesinas (PER), 4-Julian Serres (ARG)

4.a: 1-Alcides Lopes (BRA), 2-Facundo Arreyes (ARG), 3-Matias Nobrega (URU), 4-Thiago Stockler (BRA)

5.a: 1-Renan Peres (BRA), 2-Alonso Correa (PER), 3-Gustavo Borges (BRA), 4-Ricardo Williams (PER)

6.a: 1-Marcos Correa (BRA), 2-Gustavo Ramos (BRA), 3-Lucas Chianca (BRA) 4-José Gundesen (ARG)

7.a: 1-Victor Bernardo (BRA), 2-Sebastian Correa (PER), 3-Brayner Silva (BRA), 4-Lucas Solar (PER)

8.a: Juninho Urcia (PER), 2-Roberto Araki (CHL), 3-Guilherme Silva (BRA), 4-Julian Iturralde (ARG)

SEGUNDA FASE MASCULINA – 3.o=9.o lugar (US$ 300 e 300 pontos) – 4.o=13.o lugar (US$ 200 e 280 pontos):

1.a: Luy Arman (BRA), Joaquin Del Castillo (PER), Weslley Dantas (BRA), Facundo Arreyes (ARG)

2.a: Tales Araujo (BRA), Luan Wood (BRA), Alcides Lopes (BRA), Tomas Lopez (ARG)

3.a: Renan Peres (BRA), Sebastian Correa (PER), Marcos Correa (BRA), Roberto Araki (CHL)

4.a: Victor Bernardo (BRA), Alonso Correa (PER), Juninho Urcia (PER), Gustavo Ramos (BRA)

PRIMEIRA FASE FEMININA – 3.a=9.o lugar (300 pontos) – 4.a=13.o lugar (280 pontos):

1.a: Miluska Tello (PER), Maria Fernanda Reyes (PER), Daniela Rosas (PER)

2.a: Lucia Cosoleto (ARG), Josefina Ane (ARG), Camille-Elena Lavocat (MAF)

3.a: Lucia Indurain (ARG), Melanie Giunta (PER), Leilani Aguirre (PER)

4.a: Lorena Fica (CHL), Vania Torres (PER), Mar Del Solar (PER)

Tags:, , , , , , , , ,